Assim como os seres humanos, os cães também se incomodam com certas situações, e eles têm algumas maneiras de mostrar que algo está causando esse incômodo. Se você vê seu cachorro mordendo a pata constantemente, pode ter certeza de que algo está errado.

Por isso, é muito importante que você, como tutor, saiba identificar o que está acontecendo, e se é bom ou ruim. 

O que pode fazer o cachorro morder a própria pata?

São inúmeras razões – algumas boas, e a maioria, ruim. Dessa forma, procure sempre entender o que esse hábito quer dizer, leve o animal ao veterinário e encontre formas de fazê-lo parar. 

Mas, antes de descobrir uma forma de parar essa mania, você precisa saber o que é. Nós trouxemos algumas ideias!

  • Unhas: essa é uma questão bem comum. A condição da unha do seu cão pode estar fazendo com que ele morda a pata, incomodado, por exemplo, com o tamanho dela. Unhas grandes atrapalham na hora de brincar ou andar. Ele morder a pata é sua forma de tentar cortar a unha. Logo, mantenha as unhas do seu amigo curtas, para não haver problema.
  • Alergias: é importante que, ao notar esse hábito no animal, você cheque a região. As alergias podem ser causadas por inúmeros fatores, como mudança na alimentação, produtos de limpeza, ambiente e até estresse. É fundamental descobrir o que está causando esse estresse. E a alergia, quando descoberta, pode ser tratada com anti-histamínico, banhos medicinais e remédios.
  • Psicológico: como dito antes, um cão também pode morder a pata em caso de estresse. E, além de estressado, ele pode estar ansioso ou depressivo. Por isso, é importante que esteja sempre distraído, se divertindo com brinquedos, seja uma corda ou um bicho de pelúcia, ou em algum lugar aonde possa correr.

Lembrando que apenas um especialista poderá indicar a medicação ideal para cada caso. Exames e acompanhamento do médico-veterinário são de suma importância, principalmente para que seu amigo melhore o quanto antes.

Existem outros motivos para meu cachorro estar mordendo a pata?

Sim, existem! Caso você não encontre nenhum sinal dos motivos já citados, observe para saber se seu cão não está com pulgas, carrapatos, pele seca, algum machucado ou queimadura. 

Quando procurar ajuda?

Nem sempre morder a pata é sinal de algo extremamente preocupante. Por isso, mantenha sempre a calma, tutor. É importante que você saiba agir em momentos como esse, para não estressar seu cão e acabar piorando o hábito.

O ideal é descobrir o quanto antes a causa para o comportamento. Portanto, se essa situação se tornar recorrente, procure logo um médico-veterinário e explique para ele. Serão solicitados os exames necessários, e, assim que identificado o problema, ele indicará o tratamento ideal e mais útil para o problema do seu amigo.