Você pode ter ouvido o termo arbóreo e se perguntou o que exatamente isso significa? Bem, o termo ' Arbóreo ' por definição significa ' viver em árvores '. Animais arborícolas não precisam passar a vida inteira fora do solo, mas o termo é usado para descrever animais que vivem principalmente em árvores.

animais-arbóreos-2

Esta é uma escolha de estilo de vida a que algumas espécies se adaptaram devido às vantagens que pode proporcionar. Os animais arborícolas são bem adaptados para viver em altura e podem desenvolver uma série de atributos físicos, como garras fortes, membros longos e corpos ágeis para facilitar a escalada.

Então, quais são as vantagens que os animais arborícolas recebem por viver nas árvores e quais animais podemos considerar arbóreos? Vamos explorar!

VANTAGENS DE SER UM ANIMAL ARBÓREO

Ser arborícola tem várias vantagens em relação a viver no solo, principalmente para animais que, de outra forma, seriam espécies de presas em solo terrestre.

Um dos benefícios mais óbvios é que os animais arborícolas têm acesso a uma ampla variedade de fontes de alimentos não disponíveis para suas contrapartes terrestres, como frutas, nozes, folhas e insetos. A folhagem fornece uma fonte diversificada de nutrição com menos competição e risco, tornando mais fácil para os animais arbóreos obterem uma dieta balanceada.

Animais arborícolas também têm acesso a mais proteção contra predadores do que aqueles que vivem no solo. Galhos de árvores e folhagens fornecem mais lugares para se esconder e escapar quando um predador está por perto, o que aumenta suas chances de sobrevivência. Além disso, a maioria dos grandes predadores não consegue subir em árvores tão facilmente quanto os animais arborícolas, o que lhes dá uma vantagem distinta na fuga.

15 EXEMPLOS DE ANIMAIS ARBÓREOS

Muitas espécies de animais são arborícolas, e aqui está um exemplo de alguns dos diversos animais que chamam as árvores de lar.

ESQUILOS VERMELHOS ( SCIURUS VULGARIS )

O esquilo vermelho é uma espécie de esquilo arbóreo frequentemente encontrado em toda a Eurásia. Embora eles costumavam ser muito abundantes no Reino Unido, os números diminuíram drasticamente depois que o esquilo cinzento foi introduzido. Este último é uma espécie invasora e trouxe uma doença que devastou a população de esquilos vermelhos em todo o país.

esquilo vermelho tem uma cauda muito longa e acredita-se que isso ajude o esquilo a se equilibrar e se orientar ao pular de árvore em árvore e correr pelos galhos. Também pode manter o animal aquecido durante o sono.

Esses roedores arbóreos passam a maior parte do tempo nas árvores, exceto quando enterram ou escondem comida. As árvores fornecem a maior parte de sua comida e abrigo. Eles comem principalmente as sementes das árvores, descascando cuidadosamente os cones de coníferas para pegar as sementes dentro. Eles também comem alegremente fungos, ovos de pássaros, bagas e brotos jovens. 

PREGUIÇAS ( TRÊS DEDOS – BRADYPODIDAE, DOIS DEDOS – MEGALONYCHIDAE )

As preguiças são mamíferos de tamanho médio que vivem nas florestas tropicais da América Central e do Sul. Existem dois gêneros diferentes, os de dois dedos e os de três dedos, dos quais existem várias espécies e subespécies.

Uma característica comum entre os diferentes gêneros de preguiça são suas garras afiadas. Eles usam essas garras para se pendurar nas árvores, onde passam a maior parte de suas vidas. A preguiça é tão arborícola quanto um animal pode ser, apenas descendo à terra brevemente uma vez por semana para defecar e marcar território.

Eles geralmente são encontrados no alto das copas das árvores dentro de seus habitats na floresta tropical e se movem muito, muito lentamente. Seu movimento lento costuma ser uma graça salvadora, impedindo-os de serem vistos por predadores em potencial. Se forem vistos, seu único método de defesa são suas garras, que são excepcionais.

Os membros de uma preguiça não são desenvolvidos para a vida no solo, eles são particularmente fracos para a vida terrestre, com a maior parte de sua massa muscular indo para os membros que usam para se pendurar nas árvores.

Além de criar preguiças bebês, elas tendem a viver vidas bastante solitárias e podem ser territoriais.

EU POSSO (SUBORDEM: PHALANGERIFORMES )

gambá-comendo-fruta-9705809

Gambás, são marsupiais da subordem ' Falangeriformes ', dos quais existem cerca de 70 espécies diferentes. Esses pequenos e médios habitantes das árvores são nativos da Austrália, Nova Guiné e Sulawesi.

O nome desta subordem vem da palavra grega  phalanger , que significa teia de aranha, que se refere aos dedos fundidos nas patas traseiras.

Os gambás são noturnos e arborícolas, e podem se mover habilmente e com surpreendente agilidade por entre árvores altas. Com exceção de quando estão cuidando de filhotes de gambás , eles moram sozinhos. Os gambás Ringtail, no entanto, preferem viver em grupos familiares de três ou mais.

COALA ( PHASCOLARCTOS CINEREUS )

coala-4145705

O Koala é um animal importante e simbólico em sua Austrália natal, localizado principalmente em áreas florestais ao redor de Queensland, Victoria e New South Wales. Eles preferem florestas de eucalipto, regiões litorâneas e matas úmidas e passam a maior parte do tempo nas árvores, sentados nos galhos, cochilando ou comendo as folhas.

Esses marsupiais arborícolas são animais atarracados com casacos grossos, macios e cinzas, semelhantes a lã, com partes inferiores brancas.

Os coalas têm um excelente senso de equilíbrio, o que significa que são adequados para a vida nas árvores. Seus corpos magros e musculosos ajudam a suportar seu peso ao subir em uma árvore. Sua força de escalada vem dos músculos da coxa que se unem às canelas muito mais abaixo do que em outros animais.

RED SLENDER LORIS ( LORIS TARDIGRADUS )

Red Slender Loris

O Slender Loris é um animal pequeno, com comprimento de corpo entre 7 a 10 polegadas, braços e pernas longos e delgados e uma pequena cauda vestigial. Existem duas subespécies de Red Slender Loris ,  L. t. tardigradus  e  L. t. nycticeboides . Estes, juntamente com o Loris Delgado Cinzento, fazem parte da família Lorisidae .

Esses pequenos animais noturnos são nativos das florestas tropicais do Sri Lanka e do sul da Índia. Eles passam a maior parte do dia enrolados em uma bola dormindo, na curva de um galho ou no oco de uma árvore. 

O Red Slender Loris difere da variante Gray em seu uso frequente de movimento arbóreo rápido através das árvores. Eles preferem florestas tropicais de várzea, mas também são encontrados em matagais, florestas semidecíduas e pântanos.

PICA-PAU (FAMÍLIA: PICIDAE )

pica-pau-de-bico-de-marfim-8219186

O pica-pau é uma ave que é mais conhecida por sua capacidade de fazer furos nas árvores. Eles são encontrados em muitas partes do mundo, incluindo Europa, Ásia e América do Norte. Existem três subfamílias dentro da família Picidae 'Picidae'. Entre essas subfamílias, existem 35 ' gêneros' e cerca de 250 ' espécies' de pica-pau.

Em muitas culturas, os pica-paus são considerados pássaros de boa sorte . Eles foram creditados por trazer riqueza, fertilidade, felicidade, poder de cura e proteção contra maus espíritos ou má sorte.

Essas aves arbóreas são mais populosas e diversificadas em florestas tropicais ou áreas densamente arborizadas. No entanto, eles podem se adaptar à maioria dos ambientes, até mesmo pastagens e sobremesas, desde que sejam algumas árvores.

Uma espécie em particular, o Yellowhammer , se reproduz em árvores em áreas abertas no leste  da América do Norte . É também o símbolo do estado do Alabama.

PAPAGAIOS DA FLORESTA TROPICAL ( PSITTACIFORMES )

araras-papagaios-7894290

Os papagaios da floresta tropical, como a arara azul e amarela , a arara vermelha ou o papagaio farinhento , são todos pássaros arbóreos por natureza. Esses papagaios da floresta tropical são mais comuns nas florestas tropicais da América do Sul e América Central, bem como em algumas das ilhas vizinhas. Seus habitats habituais são as camadas emergentes e as camadas de dossel da floresta tropical.

Dependendo da espécie, eles podem ser comedores de plantas e comedores de carne (insetos). Embora muitos pássaros sejam bons em dispersar sementes, todos os papagaios da floresta tropical são predadores de sementes, o que significa que eles destroem as sementes que comem e não as dispersam. 

Os papagaios, ao contrário da maioria das outras aves, não constroem ninhos. Eles criam seus filhotes em cavidades de árvores ou escavam buracos em bancos, falésias ou cupinzeiros.

MACACOS DE PRATA ( CERCOPITHECUS DOGGETTI )

macaco prateado

Os Macacos Prateados habitam florestas tropicais, montanhas e savanas (dependendo da espécie) e podem ser encontrados em toda a África , centro do sul da  Ásia ,  Japão e  Índia . 

Os macacos prateados são diurnos e arborícolas. Como a maioria de seus parentes da família Cercopithecidae, eles vivem em grupos com um macho dominante e seu harém feminino. Grooming desenvolve a ligação entre a prole e as fêmeas adultas.

Pensa-se que estes Macacos do Velho Mundo possam ser uma espécie importante na dispersão de sementes devido à sua natureza frugívora e folívora.

URSOS DE ÓCULOS _

urso de óculos

Urso de Óculos também é conhecido como o 'Urso Andino' porque vive no norte da Cordilheira dos Andes na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e no Chile. É a única espécie de urso viva nativa da América do Sul e um dos tipos de urso mais ameaçados do mundo.

Eles são chamados de ursos de óculos por causa dos grandes círculos brancos ou semicírculos de pêlo branco ao redor dos olhos, dando-lhes a aparência de óculos. Por causa do clima quente onde vivem, seu pelo é razoavelmente mais fino do que a maioria das outras espécies de ursos e eles não precisam hibernar.

Eles são criaturas arborícolas e noturnas, com habilidades de escalada especializadas. Isso é útil, pois eles passam muito tempo forrageando nas árvores. Sua sobrevivência depende muito da capacidade de escalar até mesmo as árvores mais altas das florestas dos Andes. Uma vez que os ursos estão nas árvores, eles geralmente constroem plataformas de alimentação com galhos quebrados. Os ursos usam essas plataformas para pegar mais comida.

Durante o dia, se não estiverem nas árvores, os Ursos de Óculos abrigam-se em grutas, debaixo das raízes ou nos troncos das árvores.

MACACOS DO NOVO MUNDO (PARVORDER : PLATYRRHINI )

macacos-novo-mundo-4363916

Macacos do Novo Mundo é o termo dado às 5 famílias de macacos que vivem no 'Novo Mundo' na maior parte da América do Sul e Central. Juntas, essas 5 famílias de Callitrichidae, Cebidae, Aotidae, Pitheciidae e Atelidae compõem a Parvorder – ' Platyrrhini '. Existem cerca de 100 espécies de Macacos do Novo Mundo divididas nessas famílias.

Ao contrário dos Macacos do Velho Mundo , muitos dos quais são arbóreos e terrestres, os Macacos do Novo Mundo são todos arbóreos. Eles diferem de outros grupos de macacos e primatas, e seus narizes em particular são a característica mais comumente usada para distinguir entre os grupos. O nome científico do macaco do Novo Mundo, Platyrrhini, significa 'nariz achatado', portanto seus narizes são mais achatados, com narinas voltadas para os lados, em comparação com os narizes estreitos do macaco do Velho Mundo.

A maioria dos Macacos do Novo Mundo também tem longas caudas preênseis que usam para se mover habilmente pelas copas das árvores, muitas vezes agindo como um quinto membro.

Ao contrário da maioria dos macacos do Velho Mundo, muitos macacos do Novo Mundo formam pares monogâmicos e mostram cuidados paternos substanciais com os filhotes.

MACACO-CARANGUEJEIRO ( MACACA FASCICULARIS )

macaco-caranguejeiro-7588495

O Macaco-caranguejeiro também é conhecido como "Macaco Cynomolgus" ou Macaco-de-cauda-comprida. Eles são um macaco arbóreo do Velho Mundo nativo do Sudeste Asiático. Nem todos os macacos Macaque são arborícolas, com muitos gastando tanto tempo terrestre quanto arbóreo. Mas alguns, incluindo o macaco-caranguejo, passam a maior parte do tempo nas árvores.

O Macaco-caranguejeiro é encontrado em uma grande variedade de habitats, incluindo florestas primárias de várzea, florestas tropicais perturbadas e secundárias e florestas ribeirinhas e costeiras de palmeira nipa e mangue.

Embora este macaco seja muitas vezes referido como o macaco comedor de caranguejo, sua dieta não se limita a caranguejos. Outros itens alimentares são de fato muito mais comuns. Eles são onívoros oportunistas, que podem ser encontrados comendo plantas, folhas e flores, assim como pequenos lagartos, sapos, peixes e filhotes de pássaros ou ovos. Eles vão invadir um ninho nas árvores se tiverem a chance.

Estes são macacos muito sociais, muitas vezes vivendo em grupos de 5 a 60 indivíduos.

ORANGOTANGO (GÊNERO: PONGO )

orangotango

Atualmente, os orangotangos são encontrados na natureza apenas nas florestas tropicais das ilhas de Bornéu e Sumatra, embora historicamente sua distribuição tenha sido ampla na Indonésia e na Malásia. Existem duas espécies existentes de orangotango dentro do gênero ' Pongo ', e em ambos os casos eles dormem nas árvores e também se movem entre as árvores em busca de frutas. 

Os orangotangos são os mais arbóreos dos grandes símios, passando quase todo o seu tempo nas árvores. Eles também são diurnos, portanto, principalmente ativos durante o dia. Todas as noites eles fazem ninhos, nos quais dormem, de galhos e folhagens. Eles são mais solitários do que os outros símios, com machos e fêmeas geralmente se reunindo apenas para acasalar.

Eles são excelentes escaladores de árvores e passam muito tempo apenas andando por aí com seus braços incrivelmente longos que chegam até os tornozelos. Quando eles se aventuram no chão, eles andam de quatro.

KINKAJOU ( POTOS FLAVUS )

Kinkajou

O  Kinkajou  também é conhecido como ' Honey Bear ', ' Sugar Bear ' ou ' Cat Monkey '. Eles são um pequeno mamífero da floresta tropical, nativo da América Central e da América do Sul.

Este mamífero arbóreo não é particularmente raro, embora raramente seja visto pelas pessoas devido aos seus hábitos noturnos rígidos. Kinkajous pode ser confundido com furões ou macacos, mas eles não são parentes.

Kinkajous dormem em árvores ocas. Eles passam a maior parte de suas vidas nos galhos das árvores, usando sua cauda preênsil para agarrar os galhos. Embora sejam classificados como carnívoros , eles na verdade têm uma dieta onívora , da qual a fruta constitui a maior parte do que comem. Como tal, são boas espécies polinizadoras das frutas que comem.

Eles às vezes são mantidos como animais de estimação, mas seu comportamento pode ser imprevisível com explosões violentas que parecem surgir do nada.

PALM CIVET COMUM ( PARADOXURUS HERMAPHRODITUS )

Common Palm Civet , também conhecido como 'Asian Palm Civet', é um mamífero do tamanho de um gato que reside nas florestas tropicais do Sudeste Asiático. Desde o Himalaia até as Filipinas, a península malaia e as ilhas indonésias.

A civeta comum é solitária, noturna e arborícola, passando a maior parte do dia dormindo no oco de uma árvore. Esses animais podem ser bastante territoriais, mas, apesar disso, são frequentemente encontrados em parques e jardins suburbanos, além de seus habitats na floresta tropical. Especialmente onde crescem árvores frutíferas maduras e figueiras, e vegetação intacta.

BOA ÁRVORE ESMERALDA ( CORALLUS CANINUS )

emerald-tree-boa-7932268

Nem todos os Boas são moradores de árvores. Algumas das mais comuns, como a jiboia por exemplo, não são consideradas arbóreas. Mas existem alguns gêneros dentro da família ' Boidae ' que são. As cobras do gênero ' Sanzinia ', ou do gênero ' Corallus ', são comumente chamadas de Tree Boas, e uma delas ' Corallus caninus ' é a Emerald Tree Boa.

Essas cobras não venenosas são encontradas vivendo nas árvores das florestas tropicais da América do Sul, particularmente na Colômbia, Brasil e Venezuela. Eles recebem o nome da cor de sua pele, que é um vibrante verde esmeralda.

Emerald Tree Boas são geralmente animais solitários, passando a maior parte do tempo no alto das copas das árvores, onde caçam pequenos pássaros, sapos arbóreos, roedores e pequenos mamíferos. Eles são caçadores de emboscada, então permanecerão muito quietos, esperando por uma boa oportunidade para pegar sua refeição.

Deixe seu comentário.